terça-feira, 8 de abril de 2014

Lançamento do nº 13 da revista "Nova Águia"


No dia 2 de abril pelas 14.30h, a biblioteca da ESBF acolheu o lançamento do nº 13 da revista "Nova Águia", apresentada por um dos seus diretores, o Dr. Renato Epifânio, com apoio do professor Nuno Ferrão, coorganizador desta iniciativa.
A sessão contou com a presença da Senhora Presidente da Junta de Freguesia da Pontinha, do Presidente da CAP, professor Jorge Nunes e da coordenadora concelhia da RBE, para além dos alunos e respetivos professores de três turmas, sendo duas do 3º ciclo e uma do secundário.
A assistência acompanhou com atenção a resenha feita pelo orador principal, que nos conduziu por cada um dos 13 números da revista, dando conta dos principais temas e figuras abordados, com particular destaque para os assuntos da revista nº. 13, dedicada ao "balanço" dos 40 anos do 25 de abril e ao 20º aniversário da morte de Agostinho da Silva - figura proeminente do pensamento filosófico português do séc. XX e inspiradora da iniciativa dos principais mentores deste projeto. Não obstante, a revista prima por uma pluralidade temática e ideológica, centrada numa visão positiva e de renovadora da cultura e do pensamento português, na esteira daquela  outra "Águia" que deu voz ao movimento da Renascença Portuguesa e de cujo espírito esta "Nova Águia" se considera legítima herdeira.

Para dar mais brilho à sessão, foi feita a leitura de três poemas dos poetas mais significativos evocados neste número da revista: António Ramos Rosa, Natália Correia e Fernando Pessoa.

Sem comentários: