quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


Para assinalar o Dia Mundial do Livro... organizámos uma sessão com as turmas 1 e 3 do 10º ano, com o intuito de levar o 10º 1 a partilhar o projeto de trabalho que têm em curso na disciplina de português: " Escrevendo um conto..." e falar um pouco das leituras e gostos literários dos alunos.
Depois de um rápido enquadramento esboçado pelo professor  João Pedro Aido, tomaram a palavra as alunas Ana Carolina e Maria Rita, explicando, de forma muito clara e sucinta, o caminho seguido para a construção dos seus contos: De relevar o facto de ambas terem referido a importância das imagens como fonte de inspiração para a escrita: fotografam mentalmente as personagens e os objetos que constituem o núcleo central da história que querem contar.
Seguiram-se depois as apresentações de livros, feitas por dois alunos:
O Pedro Augusto  falou sobre "O Terceiro Homem" de G. Green , destacando a estranheza da história que, ao início, parecia difícil de entender mas depois foi envolvendo progressivamente o leitor, deixando-o fascinado e preso à leitura.
Quanto ao conto preferido por João Gama do conjunto de textos apresentados por Jorge Luís Borges em "Ficções": "Pierre Menard, autor do Quixote",  possibilitou a abordagem da questão dos direitos de autor e o sentido de "plágio" das produções literárias, musicais ou artísticas, evocando o Dia Mundial  em que também os Direitos de Autor são lembrados.
No final, também o Filipe Ventura quis falar da experiência de escrita, claramente mais marcada pela necessidade de extravasar os seus pensamentos e sua imaginação.
Foi uma sessão dinâmica e com contributos muito significativos por parte dos alunos do 10º 1 que contaminaram positivamente os seus colegas do 10º 3, deixando-os com vontade de experienciar esta atividade.

Sem comentários: