terça-feira, 28 de maio de 2013

Expansão de texto

O professor de Português da turma 3 do 9º ano elaborou as suas propostas de "expansão de texto", enquanto os seus alunos tentavam responder ao exercício de escrita criativa que lhes fora solicitado. A grande diferença, para além da qualidade dos textos, foi o facto do docente ter demorado a redigir dois textos o mesmo tempo que os alunos levaram a escrever apenas um texto e muito mais curto
.
Eu, que sou a interessada, raramente abro a boca. Porque a verdade é que não sei muito bem o que responder. Não se pode dizer que tenha grande vocação para o trabalho, essa é que é essa. Quando eu era pequena, nunca tive aqueles sonhos que todos os miúdos têm de quererem ser bombeiros, astronautas, sei lá que mais.
O meu único sonho, nestes anos todos, foi sempre acabar a escola o mais rapidamente possível (…).
As minhas colegas querem ser modelos, jornalistas de televisão, bailarinas do Big Show Sic, nadadoras salvadoras como nas Marés Vivas, actrizes de telenovela (…).
Quando eu era mais miúda, sonhava com um navio branco a deitar nuvens de fumo lá nos confins do mar, e embarcar nele para destinos de estranhos nomes, a Sildávia, por exemplo, que eu conhecia dos livros do Tintim, ou o Egipto, onde haveria de encontrar Radamés e apaixonar-me por ele até à morte como a escrava Aída.
Depois cresci e comecei a pensar…

… Porque não ser cabeleireira ou motorista de camião?!
Se crescesse muito e me tornasse bela e deslumbrante talvez optasse por ser motorista de camião, para poder ser eu a meter-me com outros condutores.
Se a minha beleza estivesse guardada para os meus filhos, então tentaria ser uma humilde cabeleireira, com estabelecimento lá no bairro.
Começaria por frequentar um curso profissional, já que ando há quatro anos para concluir o nono, mas a Matemática, a Física e as Ciências proíbem-me outros voos.
Se tiver sorte, pode ser que o talhante da minha rua me peça namoro. E se casarmos, teremos sempre a possibilidade de termos carninha fresca à nossa mesa.
No fundo, só espero ser feliz com os cabelos dos outros nas mãos, ou com elas a segurar um volante.
Viajar sempre foi o sonho da minha vida!
Mas nunca viajaria por auto-estradas. As estradas secundárias, municipais têm muito mais encanto, mais segredos a desvendar. Caminhos por descobrir. Paisagens a admirar.
E haveria as tascas da beira da estrada. Onde os sabores são mais legítimos, originais e verdadeiros. Muito diferentes, os sabores, das comidas assépticas das áreas de serviço das vias rápidas.
A música acompanhar-me-ia para todo o lado, tornando o trabalho mais leve e as viagens mais curtas.
Num momento atravessaria a Europa e conheceria outros países, outras realidades, outras culturas. As pessoas seriam diversas, mas o desejo de as contactar faria ultrapassar alguns obstáculos, nomeadamente, a língua.
Milhares de quilómetros que espero vir a percorrer se…
conseguir cumprir os meus desejos e conquistar o meu destino!

                                               Severiano Pinhão (Professor de Português do 9º 3)

Sem comentários: