segunda-feira, 11 de março de 2013

Carl Sagan - autor do mês de março


Cientista e astrónomo dos Estados Unidos da América.

Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia e ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência.
Carl Sagan teve um papel significativo no programa espacial americano desde o seu início. Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 50, trabalhou com os astronautas do Projecto Apollo antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, que permitiram obter informações sobre Vénus e Marte. Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vénus e na descoberta das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de Marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno.
Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Sagan é conhecido pelos seus livros de divulgação científica e pela série televisiva Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que ele mesmo narrou e co-escreveu.O livro Cosmos foi publicado para complementar a série. Escreveu ainda o romance Contato, que serviu de base ao filme homónimo. Em 1978, ganhou o prémio Pulitzer de literatura geral de não-ficção pelo seu livro Os dragões do Éden.
Morreu aos 62 anos.

1 comentário:

Rui Bastos disse...

Um autor, cientista e homem absolutamente fantástico!

Aconselho vivamente este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=HKQQAv5svkk, que junta Sagan, Hawking e Clarke, numa conversa fascinante.