quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Uma escola...de oportunidades

O ciclo de "Conversas à 4ª feira" programadas para o 1º período, terminou com a sessão dinamizada pelo professor Severiano Pinhão, no dia 5 de dezembro. 


A propósito de umas conversas…
Saudáveis… Reveladoras… Edificantes…
É fácil – conversar – trocar ideias, darmo-nos a conhecer, compreender os outros, aprendermos com experiências alheias.
No fundo, foi o que aconteceu ao quinto dia de Dezembro: alguns alunos foram convidados a “dar dois dedos de conversa” sobre oportunidades.
Eram quase todos alunos dos CEF e de cursos Profissionais que conversaram sobre o passado (na escola), da necessidade de mudarem de atitude relativamente ao encarar de um futuro, sobretudo mais consciente, mais responsável.
Contaram as suas experiências, registaram algumas diferenças para o ensino regular e até as dificuldades sentidas num percurso, para a maioria, cheio de obstáculos.
À conversa estivemos então, quase uma hora, e foi possível compreendermos melhor que as oportunidades não podem ser desaproveitadas, e até as intervenções mais emocionadas revelaram a faceta empenhada daqueles que andaram “distraídos” durante alguns anos da sua vida escolar.
Foi agradável, dinâmica e interessante.
Não foi pretensiosa, mas agregadora de ideias de jovens que, na sua maioria, hoje em dia, já têm uma visão mais equilibrada da sua vida futura.
Não foi, de certeza, uma “conversa da treta”. Pelo compromisso, pela vontade (de participar), pela apresentação de algumas ideias bem interessantes, por nos apercebermos, acima de tudo, que alguns dos nossos estudantes têm hoje uma visão bem mais evoluída do significado da expressão “andar na escola”.
E o conforto, o ânimo que dá vê-los crescer (intelectualmente)!
É agradável frequentar as aulas.
É bom aprender.
É salutar conversar.
                                                                                   severiano

Sem comentários: