sábado, 27 de outubro de 2012

Conversas à 4ª f: - A crise económíca


O professor Arménio Carreira iniciou a conversa sobre a crise económica, referindo as principais causas que podem levar um Estado a chegar a uma situação em que lhe faltem os recursos económicos. Esclareceu que, quando essa situação se agrava, surge a necessidade de pedir ajuda externa, o que implica o endividamento, não só relativo ao montante da quantia emprestada, como também dos respectivos juros. Para fazer face às obrigações decorrentes da necessidade de proceder ao pagamento destas dívidas, os governos exigem o cumprimento de medidas que afectam inevitavelmente a vida das empresas, dos trabalhadores e das famílias.



Uma vez que, em Portugal, estamos a viver os efeitos de uma crise desta natureza, acentuada pelas medidas de austeridade impostas pelo governo, o professor Arménio Carreira promoveu o debate da questão, solicitando aos alunos que manifestassem as suas opiniões a respeito deste assunto, e que apresentassem medidas alternativas, que considerassem poder revelar-se eficazes para combater a crise económica no nosso país.

Os alunos presentes, mostraram estar bem informados sobre a realidade nacional, e expuseram opiniões fundamentadas, de entre as quais se podem destacar as que se centraram em medidas como a mudança de governo, a criação de oportunidades para os jovens entrarem no mercado de trabalho, o aproveitamento dos recursos naturais, o aumento das exportações, e o consumo de produtos nacionais.

O professor Arménio Carreira foi aproveitando as intervenções dos alunos para validar a pertinência das que foram formuladas com mais rigor e convicção, tendo elogiado a participação de todos.

Manuela Silva

Sem comentários: