quinta-feira, 10 de maio de 2012

Colagens e montagens: os melhores trabalhos


As professoras de Português, Fernanda Duarte e Manuela Silva, elaboraram um Parecer sobre a atividade "colagens e montagens", realizada pelos alunos da turma 5 do 8º ano, no âmbito do Clube de Poesia/Escrita Criativa.  
            Mais uma vez, esta actividade baseada em colagens, deu origem a trabalhos sugestivos da criatividade e da sensibilidade dos alunos que os realizaram.
            Todos os cartazes são portadores de mensagens perfeitamente adequadas à realidade vivencial que partilhamos, enquanto seres humanos responsáveis pelo bem-estar colectivo. Assim sendo, justifica-se a pertinência dos temas relativos à importância da amizade; à valorização do futuro, através da inovação; ao apelo à paz; à importância da liberdade de escolha; à “magia” que dá cor à vida; ao conceito de heroísmo associado ao conceito de justiça, a crença no futuro de Portugal enquanto apelo ao orgulho nacional.
            Com efeito, todos os alunos, em particular, e todos os grupos, em geral, merecem o reconhecimento das suas capacidades, quanto à selecção de imagem, construção de texto e disposição gráfica, postas em prática na obtenção de um conjunto apelativo e pleno de significado.
            Como esta actividade se integra no âmbito de um concurso, torna-se, pois, necessário seleccionar o melhor trabalho. Assim, na nossa qualidade de júri, destacamos dois cartazes – A Visão do Medo, da autoria de Lisandra Mendes, Isa Tavares e Sara Silva (8º5); Um Verdadeiro Orgulho, de Fábio Santos, Bruno Bonafina e Bruno Amaral (8º5).
            Para além das qualidades comuns a todos os trabalhos, estes dois cartazes constituem um assinalável contributo para a valorização da vida, numa época em que o pessimismo teima em instalar-se – “mudar de visões, “... uma herança de vida que é a paz de Portugal”, “o início do pessimismo é hoje a raiz do ódio”, “pensando sem parar no melhor da vida” e “Não deixes morrer o Sonho!” são afirmações que demonstram a valorização positiva que deve presidir à existência de todos nós.
Parabéns aos autores.

Sem comentários: