terça-feira, 24 de abril de 2012

As minhas leituras I


“O Sopro do Mal” de Donato Carrisi ( 2010), Porto Editora

Sobre o Autor: Donato Carrisi nasceu em 1973 em Martina Franca, na Itália. Licenciado em Direito, especializou-se depois em Criminologia e Ciências do Comportamento. Desde 1999 que se dedica à carreira de argumentista de cinema e televisão. “Sopro do Mal” é o seu primeiro livro.

Resumo: Seis braços enterrados. Seis crianças desaparecidas. Um serial killer brilhante e monstruoso, que instiga os outros a matar por si.

O criminologista Goran Gavila e a sua equipa de investigação são chamados a intervir, procurando descobrir um assassino que constantemente parece pô-los à prova.

Mila Vasquez, investigadora especializada em encontrar pessoas desaparecidas, entra em cena e junta-se à caça do homicida.

Mas cada passo que dá é, na verdade, controlado por uma mente genial e implacável. Tudo se passa como num diabólico jogo da verdade, como se o Mal trouxesse consigo uma mensagem.

Citações:

“É difícil descobrir estes indivíduos. Por fora parecem completamente normais, homens comuns. Mas, escavando a superfície da normalidade, eis que aparece o seu “eu” interior. Aquilo que muitos deles chamam “a besta”. Gorka alimentou-a com os seus sonhos, com os seus desejos. Às vezes teve de fazer contas com ela. Talvez a tenha até combatido durante um determinado período da sua vida. Mas, no fim, chegou a um compromisso. Percebeu que só havia um modo de a calar: contentá-la. De outra forma, devorá-lo-ia por dentro.”

“Mas cedo o gesto tem de se repetir. Porque o efeito desaparece, a recordação já não chega e aparece um sentimento de insatisfação e de repugnância. As fantasias já não chegam e é necessário repetir o ritual. A necessidade deve ser saciada. Infinitamente.”

Comentário: Como cada livro que tenho, fiquei fascinado por este. O tema para mim é apelativo, uma coisa de que gosto, e só contribuiu para o meu gosto e ansiedade de o ler. Adoro temas de criminologia, casos de assassinos em série, seja séries de televisão, livros ou filmes. O livro é envolvente, e o autor sabe como dosear o suspense e fazer pausas antes de arrastar o leitor de novo para a ação. Quem for capaz de aguentar 460 páginas deste thriller potentíssimo, no final terão uma surpresa surpreendente.

Fábio Costa, nº14, 10º6

Sem comentários: