segunda-feira, 5 de março de 2012

Natália Correia - Mulher, autora de Março

Há quase duas décadas que Natália Correia calou a sua Voz (16 Março 1993), sempre audível, esclarecida e tão pertinente que incomodava. Açoriana de nascimento (13 de Setembro de 1923), a vivência cosmopolita atenuou mas não eliminou os traços da sua condição insular, presente na sua obra literária .
Poetisa, ficcionista, ensaísta, tradutora, activista social, dividiu a sua criatividade pelo teatro e pela investigação literária.
Deputada à Assembleia da República (1980-1991), interveio ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Vários dos seus livros foram apreendidos pela censura. Viu-se condenada a três anos de prisão, com pena suspensa, pela publicação da Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, considerada ofensiva dos costumes, (1966) e processada pela responsabilidade editorial das Novas Cartas Portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta. Figura central das tertúlias que reuniam em Lisboa nomes centrais da cultura e da literatura portuguesas nas décadas de 1950 e 1960.


                                           Pintura de Carlos Botelho
Ficou conhecida pela sua personalidade livre de convenções que se reflete na sua escrita.
A sua obra está traduzida em várias línguas.

Sem comentários: