quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Teolinda Gersão - Autora do Mês de Janeiro

Teolinda Gersão é uma escritora de quem já demos conta noutras páginas deste blogue. Nasceu em Coimbra a 30 de Janeiro de 1940 e estudou Germanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tuebingen e Berlim.
Foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, docente na Faculdade de Letras de Lisboa e posteriormente professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada até 1995.
Aposentou-se em 1995, passando a dedicar-se exclusivamente à Literatura.
Os lugares por onde foi passando transformaram-se em lugares de ficção. Como, por exemplo, o Brasil em alguns textos de Os Guarda-Chuvas Cintilantes (1984) e Lourenço no romance A Árvore das Palavras (1997). Foi escritora residente na Universidade de Berkeley em Fevereiro e Março de 2004.
Estreia-se na Literatura, em 1968, com um conto Pequena Biografia, seguindo-se um interregno na atividade que é retomada na década de 1980 com o romance O Silêncio, a que se segue uma sequência de publicações num ritmo cada vez mais seguro e com intervalos menos espaçados. Destacam-se as obras mais recentes:
A mulher que prendeu a chuva, 2007 e A Cidade de Ulisses, 2011.
Teolinda Gersão recebeu também vários prémios sendo de salientar o Prémio Fernando Namora, atribuído em 1999 e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, em 2002

Sem comentários: