quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A.Manguel e a Leitura


Entrevista de Alberto Manguel ao jornal Público, aquando da sua passagem por Lisboa para participar no “Festival Silêncio!” que ocorreu em Lisboa no passado mês de Junho e onde o leitor/escritor falou sobre esse assunto sério que é a escrita/leitura, a pretexto de comentar a sua mais recente obra publicada Todos os Homens São Mentirosos, tendo como interlocutor outro senhor das letras, Francisco José Viegas.
Destacam-se alguns excertos:

Penso que somos animais leitores. Vimos ao mundo com uma certa consciência de nós próprios e do que nos rodeia e temos a impressão de que tudo nos conta histórias: a paisagem, o rosto dos outros, o céu, em tudo encontramos linguagem. Tentamos desentranhá-la, tentamos lê-la. Nesse sentido, não podemos existir enquanto seres humanos sem a leitura. Inventámos a linguagem escrita, a linguagem oral, para tentarmos comunicar essa experiência do mundo, para nos contarmos histórias e através delas, falar dessa experiência. (…)
Opinião do autor sobre o estudo dos clássicos:

Os grandes clássicos não foram escolhidos por ninguém; não há um comité que decide que Homero é importante. O que houve foram cem gerações de leitores que disseram que esse livro é importante. É isso que define o clássico, é a obra que não se esgota junto dos seus leitores. E isso continua a ser importante, embora muitos leitores – e muita gente – não o reconheçam. (…)

A nova geração continua a ter gosto pela leitura. Para o ser humano, o instinto de sobrevivência não se resume à necessidade de comer e beber; também inclui a necessidade de pensar. E isso é verdade seja onde for – aconteceu nos campos de concentração, acontece nas favelas mais pobres, acontece nas situações mais extremas. Continuamos a pensar, a criar, a interrogarmo-nos. E temos de lutar por isso. Não somos cegos; podemos dizer que não.

1 comentário:

JACONIAS DIAS RODRIGUES disse...

FOI BOM ACHAR SEU BLOG. pERCEBEI QUE HÁ NA nET PESSOAS INTELIGENTES QUE POSTAM IMAGENS E FOTOS BOAS PRA SE VER E LER. PARABÉNS.