quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Autores de Dezembro

LUDWIG LAZAR ZAMENHOF - Dr. Esperanto

Bialystok (Polónia) 15 de Dezembro de 1859 – Varsóvia, 14 de Abril de 1917

Em 1887, publicou Lingvo Internacia, com o pseudónimo de Dr. Esperanto.

Biografia

Médico oftalmologista e linguista judeu-polaco. Criador da língua esperanto, por ele divulgada (1887) como a língua auxiliar de comunicação internacional, cujo primeiro congresso internacional ocorreu no começo do século seguinte (1905), em Boulogne-sur-Mer, França.

Porquê e como surgiu a criação do esperanto?

Morador numa cidade com habitantes de várias origens, falando diferentes línguas, o que provocava não poucos desentendimentos, teve a ideia de criar uma língua universal.

Estudou latim, hebraico e grego, além de línguas modernas, como francês e inglês, e começou a elaborar uma língua que pudesse ser comum para favorecer o relacionamento de pessoas de várias origens.
Acreditava na utopia de que uma língua planificada, sem história, com pouquíssima gramática, e vocabulário emprestado das línguas tradicionais, poderia unir a humanidade e melhorar o mundo. Criou o esperanto com a pretensão de convertê-lo na única língua internacional, com o objectivo de facilitar a comunicação entre povos de diferentes línguas.
Com uma gramática de apenas 16 regras, sem excepções, e um vocabulário com maior percentagem de palavras originadas em línguas latinas, além de germânicas, eslavas e gregas, e um sistema ortográfico fonético, representado por 21 consoantes, duas semivogais e cinco vogais, o esperanto foi reconhecido como idioma internacional pela UNESCO, em1954.

Sem comentários: