domingo, 1 de novembro de 2009

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Os alunos do 3º. ciclo, com o apoio e orientação de alguns professores de Português, Educação Visual e Estudo Acompanhado, elaboraram os materiais de que foi feita a exposição evocativa do Mês de Outubro dedicado às Bibliotecas Escolares. O registo fotográfico das actividades e da dinâmica quotidiana da BE/CRE acompanhou os textos e desenhos dos alunos, sob a forma de "Panorama cinematográfico".



Muito sugestivos e coloridos os trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual e Oficina de Artes, sob a orientação da professora Paula Bandeiras.

Os alunos do 9º. ano, sob a orientação do professor de Educação Visual, Pedro Cardoso, criaram esta peça rotativa para funcionar como espaço de divulgação da informação da BE/CRE, fazendo uso de um conceito de reutilização de materiais, com uma relação muito directa ao trabalho desenvolvido na biblioteca.

Alguns textos de alunos do 7º. ano, que aceitaram o desafio proposto pela professora de Português, Lurdes Cardoso, de escrever sobre o tema Biblioteca Escolar: um Panorama.
A biblioteca escolar é um espaço onde podemos estudar, ler realizar trabalhos ... mas principalmente permite-nos dar largas à nossa imaginação, esperando que um dia as histórias dos livros saltem para a vida real.
Desde as praias nas ilhas pradisíacas, passando pelos desertos, ou apenas vendo... a acção num museu, cada livro desenvolve um diferente panorama, por isso, encaro a biblioteca como um portal para sonhar acordada.
Teresa F.

Essa biblioteca que esta falando é diferente porque tem aventuras com vistas lindas, cada livro que se lê há uma aventura com vistas, para os oceanos, para o céu, para sa montanhas, para as estrelas... todos quando acabavam de ler diziam que entravam na história e é verdade, pois entravam no mundo da imaginação.
Reginaldo J.

A biblioteca, um lugar diferente de todos os outros, onde cada livro, cada história ou conto nos levará a uma paisagem, em vários locais, sejam imaginários ou reais...
A biblioteca em si também tem um panorama, as estantes, os livros todos juntos fazem uma paisagem.
Tomás M.

A Biblioteca é um sítio que nos cativa. O cheiro das estantes de madeira, os livros a cheirar a novo, as cadeiras que nos levam a imaginar tronos de reinos longínquos ... tudo o que a mente humana pode alcançar, mas o que mais me cativa são os livros, livros de histórias, fábulas, tudo o que faz com que a mente se sinta realizada.
Fábio B.

Eu acho que a biblioteca é algo mais do que livros ...
Eu gosto de vir cá ver vídeos, trabalhar, passar o tempo, para mim a biblioteca é onde posso encontrar tudo o que quero.
É agradável estar cá, pois as continas e a professora são muito simpáticas e educadas, ajudam-me a procurar alguma coisa nos computadores, ou até algum livro.
Se alguém ainda não veio à biblioteca era bom vir, pois aqui não lhe falta nada, se gosta de banda desenhada é ir à procura, e se não encontrar o que quer pode sempre pedir ajuda às nossas amigas continas ou à professora.
Eu quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a biblioteca.
Filipe L.

Sem comentários: