terça-feira, 6 de maio de 2008

O traçado da escrita em Vergílio Ferreira




Integrada no Dia Mundial do Livro, a sessão O traçado da escrita em Vergílio Ferreira, realizada por Ana Isabel Turíbio, professora desta escola e membro da Equipa Vergílio Ferreira, com a colaboração da coordenadora da BE/CRE, professora Fátima Pinto, teve como objectivo apresentar e divulgar a “oficina” do escritor: da incubação ao livro, através de um PowerPoint que contou com a intervenção técnica do professor José Carvalho, elemento da equipa de coordenação da BE.
A incursão pelos papéis do espólio permitiu mostrar rituais de escrita, variedade de papel e de tinta, tipos de apontamentos (planos, personagens, espaços, entre outros), onde o verbal e o iconográfico (desenho, fotografia) se conjugam na rapidez das anotações, tentativas de redacção do romance até à versão definitiva. Foi ainda visível a intervenção da Censura no romance Manhã submersa...
Terminámos a sessão com a partilha da frase vergiliana Da minha língua vê-se o mar” e com uma sopa de letras com os títulos das obras do autor.

Sem comentários: